domingo, 26 de setembro de 2010

Plano de Aula



Estrutura Curricular


Modalidade / Nível de Ensino    Componente Curricular         Tema
Ensino Fundamental Inicial                  História                        Dia da Consciência Negra

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Valorizar a cultura africana; 
  • Respeitar as diferenças;
  • Se perceber enquanto sujeito afro-descendente, a fim de romper preconceitos e estereótipos relacionados aos negros;
  • Reconhecer a influência africana no processo de formação da cultura afro-brasileira;  
  • Compreender a importância dessa data como reflexão de uma luta em busca de igualdade real de oportunidades; 

Duração das atividades
 4 a 5 dias.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Inicialmente, o professor poderia realizar uma dinâmica com intuito de cada aluno procurar as diferenças entre eles e, ao mesmo tempo, poderia levantar questionamentos, a fim de buscar os conhecimentos dos alunos a respeito da formação da cultura afro-brasileira.





Estratégias e recursos da aula

  • Exibição de trechos do filme "Quilombo dos Palmares e Zumbi: verdades e Mitos" (4 min)
  • Construção de um quadro comparativo;
  • Realização de um rodízio cultural;
  • Atividades em grupos;
  • Utilização da cartolina ou papel madeira;
  • Laboratório de informática;
  • Revistas, jornais, cola, tesoura e lápis colorido.
Atividade 1
Após a dinâmica de grupo, o professor explicará a partir de um texto introdutório, a influência africana no processo de formação da cultura afro-brasileira, a fim de uma melhor assimilação sobre a formação do povo brasileiro.

Atividade 2
Logo depois, os alunos serão conduzidos a sala de vídeo para a exibição do filme "Quilombo dos Palmares e Zumbi: verdades e Mitos".


Atividade 3

De volta a sala de aula, os alunos serão divididos em grupos e o professor distribuirá fichas de perguntas em relação ao filme (tema, personagens, roupas, autores, vestuário da época, características das imagens, o que mais gostou no filme, a mensagem do filme, etc), em seguida será realizada uma discussão no grande grupo em relação as respostas.


Atividade 4

Ainda nos grupos, os alunos construirão um quadro comparativo destacando características do filme que lembre a cultura africana introduzida no Brasil.


Atividade 5

Por fim, os alunos divididos por temáticas (danças, comidas, religião...), realizarão pesquisas (web, jornais ou revistas) sobre a cultura afro-brasileira e apresentarão um rodízio cultural em sala de aula.


Avaliação

O critério de avaliação se dará a partir do momento em que o aluno reconhece alguns laços de identidade e/ou diferenças entre os indivíduos.
Também serão avaliados: participação, interação nos trabalhos em grupos, as respostas da ficha, construção do quadro comparativo e a organização do rodízio cultural.



Um comentário:

  1. Atividade é interessante, mas já trabalhamos em metodologia do ensino que:
    - antes de assistir o vídeo é necessária uma preparação
    - é preciso calcular o tempo da exibição
    - a atividade de pesquisia deve ser orientada, e oferecidos materiais

    ResponderExcluir